O que é Bruxismo?

Bruxismo é um hábito que afeta cerca de 8 a 10% da população. Basicamente, é o ranger dos dentes com ou sem o apertar dos mesmos. Ocorre em crianças e adultos entre 25 e 44 anos de idade. Entretanto, a maioria das pessoas range ou aperta seus dentes em algum grau ocasionalmente durante a vida.  Pode haver bruxismo acordado ou dormindo. O bruxismo acordado é caracterizado pelo apertar dos dentes involuntariamente. Normalmente não há o ranger dos dentes. Já o bruxismo ao dormir se caracteriza pelo ranger dos dentes com ritmo e contrações, principalmente,  dos músculos da mastigação.

O bruxismo é dividido em primário (que ocorre sem qualquer condição médica prévia) e bruxismo secundário, onde uma condição médica ou psiquiátrica é conhecida. O ranger de dentes observado durante a vigília e sono pode estar associado a determinados medicamentos como antidepressivos,  drogas como cocaína e ecstasy,  distúrbios como a depressão, a doença de Parkinson ou  grande ansiedade.

Muitos estudos descobriram que existem outras características associadas com bruxismo do sono, pois raramente ocorre isoladamente. Bruxismo do sono ocorre como uma resposta ao despertares durante o sono (períodos de despertar), indicando que ele também pode ser um sinal de um distúrbio do sono. Quase 80% dos episódios de bruxismo ocorrem em grupos durante o sono e está associado a estes despertares. A associação mais forte foi encontrada entre bruxismo do sono e Apnéia Obstrutiva do Sono (períodos de paragem respiratória durante o sono), que é uma condição  muitas vezes acompanhada de sonolência diurna e sono não restaurador. Os indivíduos com Apnéia  têm muitos despertares durante a noite devido a dificuldades na respiração. O encerramento do evento de apnéia é freqüentemente acompanhado por uma variedade de outros eventos como ronco, respiração ofegante, murmuração e ranger de dentes.

Quais as Causas do bruxismo?

As causa ainda não são claras. No entanto, as possíveis causas variam de fatores como o estresse e ansiedade e a resposta excessiva ao despertares durante o sono.

Estilo de vida:

Fatores demográficos e estilo de vida, tais como idade, maior escolaridade, tabagismo, consumo de cafeína e o consumo pesado de álcool. O uso de substâncias psicoativas (tabaco, álcool, cafeína ou medicamentos para dormir)

Estresse, ansiedade e outros componentes psicológicos:

Os transtornos mentais, ansiedade, estresse e fatores psicossociais adversos estão significativamente relacionadas com ranger de dentes durante o sono e descobriu-se que cerca de 70% do bruxismo ocorre como resultado de estresse ou ansiedade. É bem documentado que o stress relacionado com o trabalho é prejudicial para um bom sono e como conseqüência pode ser responsável por sonolência diurna. Mas, também é o fator mais importante associada com bruxismo. Um estudo descobriu que trabalhadores em turnos que sofreram estresse devido à insatisfação com o seu horário de trabalho de turnos são mais susceptíveis ao bruxismo do que aqueles que estavam satisfeitos.

Quais os sinais e sintomas de bruxismo?

Os sintomas físicos:  dores de cabeça, dores na articulação temporomandibular (ATM) e desconforto muscular, mialgia facial (dores musculares), dor de ouvido, a tensão e a rigidez dos ombros, limitação de abertura da boca e distúrbios no sono do indivíduo.

Dor de cabeça:  parece ser a área mais comumente citada de dor.

Sintomas orais: desgaste anormal dos dentes, fratura dos dentes, inflamação e recessão da gengiva, mobilidade dentária em excesso e perda prematura dos dentes,  marca de dentes na língua, mordidas na parte interna das bochechas, sensibilidade nos dentes, etc.

Note-se que estes sintomas não indicam necessariamente um relacionamento direto de causa e efeito. Por exemplo, a depressão pode ter um efeito de desconforto na ATM  mas não  a sua causa.

E o bruxismo nas crianças?

O bruxismo, muitas vezes está associado com a obstrução nasal e sintomas respiratórios, devido a um aumento das amígdalas e adenóides. Verificou-se que há uma maior incidência de comportamento e dificuldades de atenção das crianças com bruxismo notado principalmente, na escola. Nota-se uma relação entre bruxismo e respiração bucal.

Bruxismo Infantil

Quais são os efeitos do Bruxismo

O bruxismo afeta de muitas maneiras. Alguns dos efeitos adversos são de curta duração e desaparecem quando o bruxismo cessa. Outros, infelizmente, são de longo prazo ou mesmo permanente.

Os efeitos de curto prazo de bruxismo:

Dor de cabeça – O bruxismo torna o paciente  três vezes mais propenso a sofrer de dores de cabeça.

Mialgia facial (dores nos músculos faciais)

Dor de ouvido

Aperto rigidez / dos ombros

Limitação de abertura bucal

Perturbações do sono

Perturbação do sono do parceiro de cama devido ao ruído

O excesso de mobilidade dentária

Inflamação e recessão gengival

Os efeitos em longo prazo de bruxismo:

Desordem Temporo-Mandibular (DTM ) – dores, estalos e outras alterações na articulação. (ATM)

Desgaste dos dentes  e quebra

Quem está mais propenso de bruxismo?

Alguns grupos de pessoas são mais propensos a sofrer de bruxismo do que outras.

Pessoas com outras desordens de sono, tais como:

Ronco

Apnéia obstrutiva do sono

Comportamento violento durante o sono

Pessoas com um estilo de vida estressante

Fumantes

Pessoas com um alto consumo de álcool

Pessoas que bebem seis ou mais xícaras por dia de chá ou café

Pessoas que tomam medicamentos para dormir, depressão e / ou ansiedade

Qual o tratamento para o bruxismo?

Tratamentos:

1-Intervenções oclusais:

Geralmente envolvem o equilíbrio da oclusão dental, reabilitação e tratamento odontológico. O tratamento visa conseguir uma relação “harmoniosa” entre as superfícies de oclusão. No entanto, não há nenhuma evidência científica de qualidade para apoiar o uso dessas técnicas irreversíveis e, portanto, eles geralmente não são recomendados inicialmente.

2-Aparelhos para ronco e apnéia:

São geralmente utilizados para a gestão do ronco e apnéia do sono, mas os pesquisadores têm investigado o seu uso para a gestão do bruxismo do sono. Muitos estudos relatam resultados altamente eficazes na redução do bruxismo do sono. Um estudo comparou a eficácia entre os aparelhos anti ronco e a placa oclusal. Uma redução moderada no bruxismo do sono foi encontrada com a placa oclusal, mas uma grande redução na atividade de bruxismo com o aparelho anti ronco.

3-Abordagens Comportamentais:

Psicanálise,  hipnose, auto-sugestão, relaxamento progressivo, meditação e automonitorização, têm sido prescritos para a gestão de bruxismo

4-Placas oclusais:  são feitas de acrílico ou silicone, dependendo da avaliação.

Elas protegem os dentes do desgaste prematuro, reduzem a atividade dos músculos da mandíbula e evitam o ruído de ranger os dentes que perturba seu parceiro de cama.

É o tratamento mais comum e eficaz. Estas placas têm nomes diferentes (placa oclusal, aparelho de bruxismo, placa de mordida, placa noturna, etc.) variam em aparência e material, mas, na essência, são todas projetadas para evitar o movimento involuntário dos dentes.

Estes dispositivos, assim como os aparelhos para ronco e apnéia do sono, são apenas um controle e não a cura.

Placa para Bruxismo