ORTOPEDIA FACIAL

O equilíbrio Facial…

Por que a Ortopedia Facial e a Ortodontia são importantes para o desenvolvimento facial do meu filho?

Segundo a ADA ,  Associação Americana de Ortodontia e Ortopedia Facial, a criança deve fazer sua primeira consulta  no máximo aos 7 anos. Esta visita ao Ortodontista E Ortopedista Facial, é importante para avaliarmos diversos fatores como:

Crescimento crânio-facial: proporção entre tamanho da mandíbula com o maxilar, tendência de crescimento vertical, etc

Desenvolvimento da dentição: mordida cruzada,  falta de dentes, falta de espaço, excesso de espaços, anomalias de formação, etc.

Hábitos da criança: sucção digital (dedo) onicofagia (roer unhas) respiração bucal, dicção alterada, deglutição adaptada, etc.

Entre outras observações, passaremos aos pais uma idéia de tratamento ortodôntico imediato ou apenas de acompanhamento.  Algumas vezes, quando diagnosticado discrepâncias acentuadas entre os ossos da face ou mordida cruzada anterior ou posterior, iniciamos o tratamento com a Ortopedia facial.

Mas o que é esta especialidade?

Resumidamente, é a especialidade que tenta redirecionar o crescimento da mandíbula ou da maxila. Buscando um equilíbrio, uma proporção saudável e harmoniosa para a face em desenvolvimento.

Quando a criança faz a primeira consulta  na idade recomendada,  em torno dos 7 anos, serão avaliados, além das arcadas dentárias e suas relações, o perfil e tendências de crescimento da face, que poderá estar  desproporcional.

Por exemplo, uma mandíbula (osso onde estão os dentes inferiores)  maior ou menor do que seria harmonioso para aquela face. Numa mandíbula menor,  a face fica ” sem queixo”, principalmente, de perfil. Quando há uma mandíbula maior e desproporcional a face, a aparência torna-se ao contrário com um ”queixo grande” um aspecto de face onde a pessoa parece estar sempre ”brava”.

Aparelho Ortopédico de Herbst

Também, será avaliada a proporção entre a maxila (osso onde estão os dentes superiores) e a face. Poderá estar retraída dando uma aparência de   ¨queixo¨ grande   caso a mandíbula esteja normal ou maior.

Outros fatores se tornam fundamentais como a hereditariedade.  Além de hábitos: sucção digital (dedo) ou bico e outros.

Será questionada aos pais a respiração de seu filho, se bucal, recomendaremos uma avaliação com um médico Pediatra ou Otorrino. A respiração bucal está ligada a alterações consideráveis nas arcadas dentárias, principalmente a superior. Normalmente deixando o palato ( ¨céu-da-boca¨) mais profundo e projetando os dentes superiores.

Aparelho removível para Ortopedia Facial

Vários outros aspectos serão avaliados para um diagnóstico preciso e, muito importante, um prognóstico ( o que irá melhorar ) aproximado. Dependendo destes, será proposto um tratamento com aparelhos ortopédico-faciais em conjunto ou não com a Ortodontia, objetivando a harmonia da face.

Na avaliação poderemos mostrar os tipos de aparelhos ortopédico-faciais indicados para seu filho.

Aparelho Disjuntor