Contenção – Removível e Fixa

 

Retirei o aparelho fixo e agora?

   Você deve seguir as orientações do Ortodontista. Ele vai acompanhar a estabilidade de seu tratamento ao longo dos anos numa sequência de revisões determinada por ele em função do seu caso. Normalmente ele vai solicitar consultas de revisão em 1 mês, após a retirada do aparelho, 3 meses e de 6 em 6 meses podendo, também ser anual. Certamente ele vai pedir para você usar corretamente e cuidar das contenções.

 O que é Contenção ou aparelho móvel?
Ao retirar seu aparelho, vamos começar a fase de manutenção do seu tratamento. Seu resultado final ortodôntico depende de suas contenções, para manter o resultado atingido com o tratamento ortodôntico.

 

Tipos de contenção?

Removível:  Popularmente chamada de ¨aparelho móvel ¨ a contenção removível é utilizada, em nossa clínica, na arcada superior.

 Fixa:  Normalmente nos dentes anteriores da arcada inferior. Vai de um canino a outro totalizando os seis dentes. Pode ser confeccionada com um fio reto de aço inoxidável ou em formato de ¨zig-zag¨ facilitando a passagem do fio dental.   Em alguns pacientes optamos pela contenção fixa também na arcada superior.

 

           

Quais cuidados devo ter com as contenções?

1-A contenção removível deve ser retirada para comer, escovar os dentes e praticar esportes.
2-Escove-a todos os dias com uma escova dental mais dura. Pode utilizar creme dental.
3-Nunca colocar  em água quente, água fervente  pois a parte acrílica vai se deformar e a contenção ficará inutilizada..
4-Nunca colocar a contenção onde um cão pode alcançá-la. Eles adoram  mastigá-la!
5-Nunca deixar a contenção, onde pode ser exposta à luz solar direta ou em um carro no sol.
6-Não enrole em guardanapo em restaurantes e outros. Você poderá perdê-la. Guarde-a sempre na caixa apropriada que lhe foi entregue.
7-Nunca coloque  em seu bolso, bolsa ou mochila fora da caixa adequada.
 
No caso da contenção fixa, esta  poderá descolar, embora raramente, se mordermos alguma coisa mais resistente. Ligue assim que possível para a clínica para podermos consertar.
 
Quanto tempo devo usar as contenções?
O Ortodontista irá definir. Normalmente, as contenções removíveis são usadas em tempo integral (24hs/dia), por cerca de um ano. Após o primeiro ano, poderá ser usada apenas à noite, para dormir.  O aparelho de contenção  pode ser removido para a escovação, alimentação e esportes de contato. É fundamental que você use de acordo com as instruções do Ortodontista, pois seus dentes acabam de adquirir  novas posições e estão muito propensos a movimentarem-se. As contenções fixas são usadas por 5-10 anos ou toda a vida, dependendo do seu caso. Após aquele período você vai decidir se quer removê-las ou não em consenso com o Ortodontista.
 
  
 Remover puxando na parte de trás da contencão. Guardar na caixa apropriada
  
Existe manutenção das contenções?
Nossa clínica vai agendar uma consulta em  um mês, três meses, seis meses e um ano depois que seu aparelho for removido. Isso nos permite monitorar suas contenções  e avaliar se algum dente está mudando de posição. Entre outras observações.
 
 
Devo ir ao Ortodontista ¨apertar ¨ o aparelho ¨móvel ¨ quando sentir ele frouxo?

 O objetivo do aparelho de contenção removível é estar bem encaixado e não se deslocar ao falar, sorrir ou fechar a boca apertando os dentes (ocluindo). Se ele estiver se deslocando ligue e agende uma consulta para ajustá-lo. Porém, se você seguir corretamente a seqüência de revisões, o seu aparelho deverá estar sempre bem adaptado em sua boca.

 Como faço para limpar a contenção?

 Use uma escova dental mais dura ou, caso você não tenha no momento, use a mesma que você escova os dentes. Coloque creme dental e escove o aparelho diariamente. Existe no mercado pastilhas efervescente para limpeza de prótese total (dentadura) que são muito eficazes para limpar a contenção.

 Não tem perigo de engolir a contenção quando estiver dormindo?

 Desde que a contenção removível tenha sido feita corretamente envolvendo os dentes e palato e não apresente pedaços quebrados, não há possibilidade de você engolir ou aspirar.

 Contencao fixa inferior com formato para facilitar a passagem do fio dental

No caso da contenção fixa ( aquele fio colado na parte de trás dos dentes ) é importante estar bem colada. Se estiver solta parcialmente você deve retirá-la ou colar novamente no Ortodontista. Existe risco, embora raro, de você engolir até mesmo durante uma refeição. Conserte sua contenção imediatamente, ao ligar explique a situação à recepcionista ela irá agendar na mesmo dia como urgência.

 Por que coloco a contenção para dormir sinto apertar meus dentes?

 Informe isto ao Ortodontista. Provavelmente alguns dos seus dentes estão se movimentando quando você não usa a contenção. No momento que você recoloca ela reposiciona o dente causando um desconforto semelhante quando você estava com aparelho fixo e ativava o mesmo. Agende uma consulta, não é saudável para seus dentes estes movimentos de vai-e-vem.

 Coloquei a contenção removível e não consigo falar direito!

 O corpo humano tem um grande poder de adaptação e não é diferente com os aparelhos. Em aproximadamente 1 semana de uso você estará adaptado e falando normalmente.

 O aparelho removível ou contenção estimula formação de saliva? Vou ficar babando?

No período de adaptação, cerca de 1 semana, pode haver um aumento da salivação devido ao metal e até mesmo ao acrílico da contenção. Após este período tudo volta ao normal.

Coloquei a contenção removível e ela tem um gosto ruim!

 Este gosto some nos primeiros dias. Escove com creme dental que ajudará a deixar mais agradável.

 Não tenho usado minha contenção removível e meus dentes continuam retos!

 Quando você não usa a contenção por conta própria, pequenos movimentos começam a ocorrer e, quando você menos espera, algum dente da frente se  movimenta comprometendo a estética do seu sorriso. Em alguns casos, você terá que remontar o aparelho fixo e corrigir novamente. USE CORRETAMENTE AS CONTENÇÕES.

 Posso pedir a contenção da cor que eu quiser?

 Claro. Você pode inclusive pedir para colocar seu nome, símbolos, estrelas, distintivos de clubes etc.

 Não consigo passar fio dental com a contenção fixa!

 Você deve utilizar o passa-fio para ajudá-lo a, como o nome diz, passar o fio por baixo da contenção fixa.  Se sua contenção é um fio reto e  não tem o formato de zig-zag pergunte ao Ortodontista a possibilidade de trocar por este formato, pois facilita a utilização do fio dental.

 A contenção fixa forma tártaro? 

Não. Quem tem tendência a formação de tártaro vai ter independente de estar de contenção fixa. Nas suas consultas semestrais com o Ortodontista ou clínico geral eles vão solicitar uma limpeza para você.

 Não posso colocar contenção fixa nos dentes superiores e não usar o aparelho móvel¨?

 Em alguns casos o Ortodontista opta por colocar uma contenção fixa também na parte superior. Mas não serve como substituta da contenção removível. Em alguns casos onde foi reposicionado apenas dentes anteriores poderá ser solicitado apenas uma contenção fixa superior. O Ortodontista avaliará o melhor para você.

Dr. Sérgio Dias – Ortodontista

 

Counter created by emailextractor14.com