Boca seca ou xerostomia  pode ser um sintoma de uma condição médica, ou pode ser causada por outros fatores, tais como medicamentos, tratamentos médicos, ou certos hábitos, como o tabagismo.

A boca seca pode ocorrer juntamente com certas condições médicas. Por exemplo, pode estar relacionada a síndrome de Sjögren , uma doença na qual o sistema imunitário do corpo ataca erroneamente as suas glândulas, incluindo as glândulas salivares. Os resultados levam a boca seca devido à falta de saliva. Certos estados emocionais, como depressão ou ansiedade, também pode fazer você sentir como sua boca está seca.

Um número de medicamentos podem causar boca seca, tais como os utilizados para controlar os sintomas de alergias, constipação, ou pressão sanguínea, bem como alguns analgésicos ou antidepressivos. Fale com o seu médico ou farmacêutico, ou verifique as informações que vem com a sua medicação para ver se a boca seca é um possível efeito colateral. Alguns tratamentos médicos, como a radiação da cabeça e pescoço, podem afectar as glândulas salivares e reduzir o fluxo de saliva.

Há hábitos pessoais, como a respiração bucal, beber álcool, ou usar produtos de tabaco, que podem secar a boca também.

A função da Saliva

Às vezes, você vai se sentir como sua boca está seca, mesmo quando você está secretando saliva. Em outros casos, porém, você vai notar uma diminuição no fluxo de saliva,  juntamente com a boca seca. A saliva é importante para uma série de razões. Por exemplo, a saliva limpa a boca, ela ajuda a mastigar e engolir os alimentos, e ainda ajuda você falar. Um baixo fluxo de saliva  além de fazer com que seja difícil para mastigar, engolir ou falar, ainda  pode causar o seguinte:

⁃  lábios rachados;

⁃ língua áspera;

⁃ Alterações sobre a superfície da língua, bochechas ou gengivas

Se você não estiver secretando saliva o suficiente e você usar dentaduras, você pode notar que suas próteses não se encaixam corretamente. Dentaduras que cabem folgadamente podem causar feridas.Saliva, também pode ajudar a proteger os dentes das cáries. Seus dentes são revestidos com uma película de bactérias chamadas placas. Quando você comer ou beber alimentos que contenham açúcar, essas bactérias produzem ácidos que podem causar cáries. A saliva afeta este ácido de uma maneira que faz com que seja menos prejudicial para os dentes. Quando você não tem saliva suficiente, você pode desenvolver cáries.

O que você pode fazer?

Se você perceber que você está enfrentando qualquer uma das alterações de saúde bucal listadas acima, fale com seu dentista. Ele ou ela pode fazer um exame e  perguntará sobre seus sintomas, saúde geral, e história médica, incluindo quais os medicamentos que está tomando.

Uma vez que você foi diagnosticado, será mais fácil elaborar um plano para ajudar a minimizar os efeitos, especialmente de baixo fluxo de saliva. Seu dentista pode sugerir que você use um gel especial ou outros procedimentos para manter sua boca úmida. Se você estiver desenvolvendo cáries, seu dentista pode prescrever um creme dental e enxaguante bucal com flúor para ajudar a proteger os dentes. Também poderá  aplicar um gel de flúor  durante a sua visita ao consultório.

Outras maneiras que você pode encontrar alívio incluem o seguinte:

⁃ chiclete sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo salivar;

⁃ colocar na boca pedaços de gelo;

⁃ tomar água com as refeições para ajudar na mastigação e deglutição de alimentos;

⁃ enxaguante bucal sem álcool;

⁃ evitar bebidas como refrigerantes, cafeína, tabaco e álcool;

⁃ usar um protetor labial à base de lanolina para acalmar os lábios rachados ou secos.

O mais importante, cuidar de seus dentes. Uma boa higiene bucal é especialmente importante para as pessoas que têm diminuição do fluxo salivar e, portanto, estão em maior risco de cárie dentária. Escove duas vezes ao dia (no mínimo) com creme dental que contenha flúor. Limpe entre os dentes uma vez por dia (no mínimo)com fio dental ou um limpador interdental. Visite seu dentista regularmente para limpezas profissionais e exames orais.